Qual a importância de saber como está a quantidade do seu fluxo menstrual?

 

Qual a importância de saber como está a quantidade do seu fluxo menstrual? Aprender a “ler” seus ciclos de forma profunda, física e emocionalmente, além de tratar com esta consciência algum distúrbio. Também, caso haja excesso de sangue por tempo prolongado, corrigir a possível anemia associada.

Tanto se o fluxo for excessivo quanto se for leve, a primeira coisa a descartar é se há uma causa fisiológica, como amamentação, adolescência ou perimenopausa. Depois, registrar se é recorrente ou pontual (somente naquele mês).

A quantidade de sangue durante o período pode estar relacionada, por exemplo, a fatores como estresse, excesso de exercício, de tabaco, mudanças da dieta e de métodos contraceptivos, variações de peso.  Ou a algum problema físico que precisa ser visto por um@ ginecologista, como miomas, pólipos ou ovários policísticos.

Se o caso for de excesso de sangue por tempo prolongado, é possível também usar, em paralelo a tratamentos da medicina tradicional, métodos naturais para evitar ou tratar da anemia que pode vir associada.

Na alimentação, reforçar o consumo de leguminosas, frutos secos, folhas verde-escuras (couve, acelga, folha da beterraba e do nabo). Outra dica é usar gérmen de trigo em papas e sopas. A ingestão de chá de urtiga, duas vezes ao dia, durante sete dias (e enquanto durar o fluxo excessivo, três vezes por semana) também é indicada. Aumentar o consumo de frutas: todas ajudam na absorção do ferro, não só a laranja. Lembrando que suplementos sintéticos podem sobrecarregar o fígado e aumentar prisão de ventre, provocando inchaços e incômodos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Círculo Tanto Mar volta em Setembro

É normal sentir cólica quando menstrual?